25 JUN 2020
COMBATE À LEISHMANIOSE.

A Prefeitura de Confins, através do Setor de Zoonoses, realizou na última semana na região do Bairro Retiro, a ação de combate a Leishmaniose com coleta de materiais para exame e dedetização.

O QUE É LEISHMANIOSE

* É uma doença infecciosa causada por parasitas, a mesma é transmitida por insetos hematófagos (que se alimentam de sangue). Apresentam cor amarelada ou acinzentada. Seus nomes variam de acordo com a localidade, os mais comuns são: Mosquito palha e Palhinha.

QUAIS OS TIPOS DE LEISHMANIOSE

* LEISHMANIOSE VISCERAL : É transmitida pela picada do mosquito-palha. Esse tipo de leishmaniose afeta os órgãos internos, geralmente baço, fígado e medula óssea. Algumas pessoas não apresentam sintomas. Em outras, os sintomas podem incluir febre, perda de peso e inchaço do baço ou fígado.
Existem medicamentos para eliminar os parasitas. Se não forem tratados, os casos graves costumam ser fatais.

* LEISHMANIOSE TEGUMENTAR: É uma doença infecciosa que acomete o homem e provoca úlceras na pele e nas mucosas das vias aéreas superiores.

A prevenção é o melhor remédio. Vamos manter o quintal limpo e cuidar dos animais de estimação.

Se tiver dúvidas de como agir em caso de suspeitas de contágio, entre em contato com a Zoonoses : 3686 – 0255

➡Siga a Prefeitura nas redes sociais e fique por dentro do que acontece na administração da nossa cidade: